Em breve conversa com a DPL News, Fernando Capella, diretor regional para CALA Sul da Ciena Brasil e Decio Coraça, diretor de engenharia de vendas da Ciena abordaram estratégias de mercado, soluções tecnológicas e parcerias estratégicas da empresa em setores como telecomunicações, governo e redes corporativas. Eles também discutiram inovações como virtualização de rede, edge computing e redes metropolitanas, destacando a flexibilidade das soluções e a convergência tecnológica. Leia a seguir:
DPL News: Quais são os mercados verticais, além de telefonia, que a Ciena tem priorizado para investir mais no portfólio?
Fernando Capella: Temos atendido também os setores de mineração, empresas de utilities, setor financeiro, governo e muitos outros.
Decio Coraça: Pensando em produtos e soluções, essas outras áreas norteiam a criação de novos produtos, mas buscamos soluções adaptáveis que atendam o mercado de forma geral. Nosso foco tradicional é em operadores de telecomunicações, provedores de cloud e data centers. Essas mesmas soluções agora são aplicadas em outros setores com demandas similares.
DPL News: Falando um pouco sobre virtualização das funções de rede (NFV), qual é o impacto nas operações corporativas, porque é importante para as empresas e como a Ciena tem trabalhado nisso?
Fernando Capella: A Ciena oferece soluções virtualizadas, como para SD-WAN, visando melhor gestão de serviços e segurança. Isso traz flexibilidade para atender a esses mercados com um portfólio robusto e adaptado.
Leia também: Reforma tributária é aprovada pelo Senado com telecom em cashback 100%; matéria retorna à Câmara
DPL News: Ainda com uma visão para empresas, mas em outro aspecto, como a expansão do edge computing está alterando a arquitetura das redes empresariais?
Decio Coraça: Nosso objetivo é trazer flexibilidade às redes. O edge computing aproxima a capacidade computacional do usuário final, exigindo redes mais programáveis. Nossas soluções de routing e switching ajudam a construir redes dinâmicas que se ajustam às funcionalidades presentes no edge. Isso inclui mecanismos como segment routing, slicing e automação, essenciais para atender essas demandas de forma eficiente.
DPL News: E no caso de soluções metropolitanas, como elas têm se destacado?
Decio Coraça: Trabalhamos com redes metropolitanas que integram funcionalidades IP e transporte utilizando tecnologia coerente plugável. Isso viabiliza a aplicação de alta capacidade a custos acessíveis, permitindo a convergência de tráfego e simplificando a infraestrutura de rede.