80% das empresas na América Latina sofrem com gap de talentos em tecnologia

Com boas oportunidades, a região ainda investe pouco em formação tecnológica, apontou diretora da Unesco.

Bogotá, Colômbia.- Embora  a América Latina seja promissora para a indústria tecnológica global, a região, que encerrará o ano de 2023 com 28 milhões de assinaturas 5G, enfrenta a necessidade urgente de preparar seu talento para participar e beneficiar-se da revolução tecnológica. Isso foi o que apontou a diretora regional multissetorial da Unesco, Claudia Uribe, na abertura do LAC ICT Talent 2023, promovido pela Huawei.

“A formação do talento digital desafia os Estados membros da região que continuam enfrentando inúmeras dificuldades, incluindo baixos níveis de investimento, falta de conectividade, escassez de habilidades digitais, até mesmo entre formadores”, disse. 

Para a autoridade, algumas estratégias para enfrentar os desafios, inclui a necessidade de parcerias entre setor público e privado. A colaboração entre empresas, universidades e escolas técnicas foi destacada por Uribe como fundamental para desenvolver currículos alinhados às demandas do mercado de trabalho e promover eficiência no uso de recursos disponíveis.

Apesar do crescimento da indústria tecnológica na América Latina com alguns países atraindo investimentos e um cenário favorável, dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) indicam que cerca de 80% das empresas enfrentam dificuldades para preencher vagas em áreas tecnológicas.

“Isso sugere um aumento notável na demanda por talento digital e um atraso que temos como países em poder ajudar a preparar”, ressaltou Claudia Uribe.

A diretora encerrou seu discurso expressando a necessidade de garantir condições básicas e abordar o desenvolvimento do talento digital de maneira abrangente, reconhecendo a importância de uma perspectiva de aprendizado longo da vida (life long learning), um conceito que vem sendo amplamente discutido e desenvolvido no âmbito da educação superior pelo mundo.

O evento LAC ICT Talent 2023, que ocorre entre os dias 5 e 6 de dezembro em Bogotá, na Colômbia, busca explorar tendências, revisar recomendações e propor estratégias para construir uma agenda comum que aborde os desafios do desenvolvimento do talento digital na América Latina.