EllaLink e Telxius ampliam capacidade do hub de cabos de Fortaleza

A operadora de cabos submarinos EllaLink e a fornecedora de infraestrutura Telxius estão expandindo a capacidade de suas operações em Fortaleza para atender à crescente demanda por tráfego de dados no Brasil e na América Latina.

A infraestrutura está instalada no data center da Telxius em regime de acesso aberto, e a parceria prevê ampliação tanto de espaço físico quanto de capacidade elétrica para suportar novos projetos de conectividade, especialmente no Norte do Brasil, na Guiana Francesa e na África Ocidental.

A expansão fortalece o corredor transatlântico do Sul, no qual a operadora mantém a rota direta de alta capacidade entre Portugal e Brasil, com conexões adicionais para Madeira, Marrocos e Cabo Verde, além de extensões em construção para Caiena (Guiana Francesa) e Nouadhibou (Mauritânia).

Fortaleza, que concentra atualmente mais de 16 sistemas de cabos submarinos e se consolida como o maior hub de conectividade das Américas, segue ganhando relevância estratégica no tráfego internacional de dados. Além da integração com a malha da operadora, a Telxius também anunciou aumento de capacidade no cabo Ellalink, impulsionado pela demanda por conectividade de baixa latência na rota entre Brasil e Europa.

O sistema possui capacidade total de 100 Tbps e atualmente tem mais de 6.600 quilômetros de extensão, com expectativa de alcançar quase 10 mil quilômetros até 2026, quando devem entrar em operação as ramificações para Caiena e Nouadhibou, ampliando a oferta de rotas internacionais para o mercado brasileiro e latino-americano.