Convergência entre 5G, IA e big data forma o pilar da indústria 4.0

Executivo de empresa que prevê tendências tecnológicas observa atual momento como ponto de inflexão para indústria conectada.

Paralela à feira do MWC Xangai 2024, uma roda de conversa olha para o presente tentando imaginar o futuro próximo: não há dúvidas de que o 5G combinado com IA e big data, são significativos para o futuro da indústria conectada.

Brian Chamberlain, conselheiro executivo de marketing e negócios TIC da Huawei, acrescenta um ingrediente nesta receita da chamada indústria 4.0: a nuvem, enfatizando como essa sinergia está revolucionando desde operações de rede até experiências de usuário.

Shaun Collins, chairman da CCS Insights, empresa londrina que faz previsões sobre tendências tecnológicas, observa que muitos consideram o presente momento como um ponto de inflexão na indústria.

Leia também: Como a IA tem beneficiado o setor telecom na China

Ambos concordam que as operadoras de telecom precisam encontrar maneiras de adotar IA em suas operações e redes, para gerenciar a complexidade trazida pelo 5G e computação de borda. “A IA está começando a se tornar uma tecnologia complementar, melhorando outras áreas, incluindo o 5G”, disse Chamberlain.

O especialista acrescenta que com a crescente adoção do 5G standalone em diversas partes do mundo combinado à inteligência artificial, há como resultado benefícios como o network slicing, que garante qualidade de serviço e melhorias de cobertura e capacidade.