Claro inaugura 7ª usina solar no RS e amplia cobertura sustentável no estado
A Claro colocou em operação sua sétima usina solar no Rio Grande do Sul, localizada em Guaíba, como parte do programa Energia da Claro. A iniciativa, baseada no modelo de autoconsumo remoto em parceria com geradoras, já conta com 109 usinas em funcionamento em todo o país, sendo considerada uma das maiores do setor privado na área de geração distribuída.
No estado gaúcho, mais de 80% dos clientes da operadora passam a ser atendidos por uma infraestrutura com menor impacto ambiental.
A Claro possui unidades solares também em Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, São Sepé e Santa Vitória do Palmar, em grande parte em parcerias locais. Desde o lançamento do programa, em 2017, a empresa afirma ter evitado a emissão de mais de 450 mil toneladas de CO₂, sem uso de créditos de carbono.
O objetivo é avançar para a autossuficiência em energia limpa e contribuir com a meta global da Agenda 2030, da ONU.
Segundo a operadora, a expansão no RS reforça o compromisso com a sustentabilidade em um momento simbólico, após as enchentes que atingiram o estado. A nova unidade é um dos destaques das ações da empresa no Mês do Meio Ambiente.