Claro Brasil estreia 5.5G em arenas e rede fixa com Wi-Fi 7
Em uma série de anúncios feita pela Claro nesta quinta-feira (4), está a estreia do 5.5G (5G-Advanced) no Brasil, que será voltado para grandes eventos e locais de alta concentração de público. O Allianz Parque, a Neoquímica Arena, o Autódromo de Interlagos em São Paulo e a Arena BRB no Rio de Janeiro contarão com a tecnologia, a partir deste fim de semana.
A notícia surpreendeu após dois dias o Presidente José Félix declarar a jornalistas que esse ainda não era o momento de investir na tecnologia, dando a entender que o 5.5G é mais um negócio do fornecedor.
O CEO Rodrigo Andrade, que assumiu a liderança da Claro Brasil em janeiro deste ano, não desmente: “A prioridade segue sendo levar o 5G para onde ele ainda não chegou. O 5.5G vai ser usado em situações específicas, como grandes shows e eventos esportivos, para oferecer uma experiência melhor aos clientes que tiverem aparelhos compatíveis”, explicou.

A compatibilidade dos aparelhos é um entrave. Segundo o CMO Marcio Carvalho, até o momento, só o modelo S25 da Samsung suporta a tecnologia.
Na rede fixa, a operadora apresentou fibra óptica com XGS-PON e Wi-Fi 7, prometendo a entrega de até 10 Gbps, mas a barreira é a mesma. “O desafio maior para o 5.5G e o Wi-Fi 7 está do lado dos smartphones e dispositivos. À medida que os preços baixarem e o ecossistema evoluir, a adoção vai acelerar”, frisou.
Sobre a infraestrutura, o CMO frisou que a Claro contará com todos os fornecedores (Huawei, Ericsson e Nokia).