Brasil | Um Telecom vê conectividade como commodity e aposta em serviços de valor agregado

Teletime – Samuel Possebon

A Um Telecom se prepara para dar um passo significativo na transformação de seu modelo. Segundo Rui Gomes, CEO da operadora, a oferta de conectividade por si só, que tem sido o principal negócio da empresa, se tornou commodity, e o caminho das empresas de telecomunicações será no valor agregado. O discurso pode ser antigo, mas a Um Telecom tem planos ambiciosos: nos próximos meses deve passar a oferecer, para alguns tipos de contrato, a conectividade de graça.

“Estamos avançando muito em serviços de cloud privada, segurança, e para os clientes que demandam esse tipo de serviço não faz mais sentido cobrar a conectividade”, diz o executivo. Ele conta que a Um Telecom vem investido na diversificação e transformação de seu modelo há algum tempo, anda que 50% de suas receitas ainda venham do negócio principal, que é a venda de capacidade a provedores de acesso. São 16 mil km de fibra hoje, mas esse número deve crescer significativamente já que a empresa tem contratos com os governos de Pernambuco e Piauí para interligar os municípios (e serviços governamentais) desses Estados com redes de fibra. Em Pernambuco, a meta é conectar 100% dos municípios.

Mais informações: https://teletime.com.br/30/06/2021/um-telecom-ve-conectividade-como-commodity-e-aposta-em-servicos-de-valor-agregado/