Capital da inovação, sede do Porto Digital e de várias empresas de tecnologia, o Recife torna-se agora a primeira cidade do Nordeste e a quarta do Brasil a ter o sinal 5G da TIM em 100% dos bairros. Para garantir a ampliação, foram instaladas 110 antenas na cidade, número que também coloca a companhia como primeira operadora a oferecer o sinal de quinta geração em todos 94 bairros recifenses.
Desde setembro, quando a nova tecnologia foi ativada em 19 bairros até hoje a operadora fez várias implementações e modernizações de rede. Todas as antenas instaladas foram conectadas com fibra óptica e backhaul de alta capacidade. Essa modernização melhorou a experiência dos clientes, com velocidades alcançando taxas superiores a 1 Gbps.
Vale reforçar que para usufruir dos diferenciais do 5G é necessário que o usuário tenha um chip da TIM (que pode ser 4G), um smartphone compatível com a nova tecnologia e estar numa área coberta.
Até o final deste ano a TIM continua realizando ativações com a meta de chegar a 165 antenas 5G no Recife, número oito vezes maior do que o mínimo obrigatório estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No Brasil, a TIM é líder no número de antenas 5G. O país tem quase 6 mil antenas e a TIM já responde por mais da metade das estações licenciadas – são 3 mil antenas em 27 capitais.
Além do Recife, Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também já contam com tecnologia de quinta geração em todos os bairros. As demais capitais do Nordeste também estão com o sinal 5G da TIM em áreas específicas e com planos de expansão em andamento.
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil veio ao Recife para celebrar o marco e destacou que o caráter inovador do Recife está em sintonia com os pilares da companhia. “O Recife é muito relevante para a TIM, tanto no contexto regional, quanto nacional. Temos aqui a sede da companhia no Nordeste, parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação. Diante disso, nos dedicamos para que o sinal do 5G puro estivesse disponível o mais rápido possível para todas as regiões da cidade”, afirma.
Ativa no Recife desde o dia 5 de setembro, a rede 5G traz um feedback positivo nestes dois primeiros meses. Segundo Griselli, cerca de 10% do total de tráfego de dados nas localidades cobertas já estão no 5G. “Registramos picos superiores a 1Gbps (gigabites por segundo). Com essa velocidade, o cliente consegue, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos ou baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente”, explica.
Mas a velocidade de navegação do 5G vai impulsionar, sobretudo, o mercado corporativo, porque viabiliza a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos piloto com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.
Em Pernambuco, um dos principais exemplos é a parceria com a Stellantis, em Goiana. O projeto, implementado no Polo Automotivo de Goiana (PE), em parceria com a Accenture, é o primeiro piloto 5G standalone da indústria automobilística na América Latina. Implementado em outubro de 2021, o projeto inclui o monitoramento da linha de produção de veículos Stellantis e a sistematização da inspeção de qualidade. O projeto 5G permite a transmissão de dados em tempo real para a operação em nuvem, aproveitando-se da baixa latência e da alta capacidade de transmissão de dados. Desta forma, é possível acelerar o processo de inspeção, mantendo os mais altos níveis de eficiência.
*Com assessoria de imprensa.