O presidente Lula da Silva assinou nesta manhã o decreto para implementar o que chamou de “a televisão do futuro”. Trata-se da TV 3.0, a nova geração da televisão aberta e gratuita no Brasil, que revolucionará a forma como o público assiste à programação.
Assim, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a implementar o novo padrão. As primeiras transmissões estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026 nas principais capitais, com cobertura nacional prevista para daqui a 15 anos.
Com maior interatividade, qualidade superior de som e imagem e maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão global.
No total, a política recebeu 7,5 milhões de reais em investimentos. A maior eficiência na transmissão do serviço permitirá a entrada de novas emissoras.
Características
A nova geração da TV digital brasileira substituirá gradativamente o atual padrão ISDB-T pelo novo ATSC 3.0.
Terá qualidade 4K e 8K, com som surround. Também será imersivo, interativo e integrado à internet. Oferecerá acesso a serviços públicos digitais por meio da implementação da Plataforma Comum para Comunicação Pública e Governo Digital.
