viernes, enero 27, 2023
HomeTECNOLOGÍABrasil | Tecnologia auxilia no combate ao desmatamento ilegal

Brasil | Tecnologia auxilia no combate ao desmatamento ilegal

Desenvolvido pelo Serpro, sistema garante a rastreabilidade aos produtos florestais de origem nativa, permitindo seu acompanhamento ao longo de toda a cadeia produtiva.

Serpro

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sob a Coordenação da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) e da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), lançou na quarta-feira, 7 de dezembro, sua mais nova ferramenta de conservação da biodiversidade brasileira e de fomento do mercado legal de produtos florestais. Trata-se do Sistema DOF+ Rastreabilidade, desenvolvido pelo Serpro, empresa de TI do governo federal.

A solução é uma evolução do Sistema DOF, que integra os documentos de transporte florestal federal e estaduais. O objetivo dessa reformulação é disponibilizar uma plataforma mais moderna e robusta que favoreça a eficiência dos mecanismos de rastreabilidade, aumentando a transparência e reafirmando a legalidade do processo autorizativo da cadeia produtiva dos recursos florestais.

Como funciona

O Sistema DOF+ Rastreabilidade é um ambiente online que possibilita, aos usuários, a emissão da licença obrigatória para transporte de produto florestal, o acompanhamento de saldos, o registro de transformações de produtos e outras funcionalidades relacionadas ao controle exercido pelo sistema, conforme previsto em lei. Todas essas operações baseiam-se em créditos de produtos florestais, tal qual uma conta bancária na qual são registradas entradas e saídas. A tecnologia será utilizada por pessoas e empresas que exploram, transformam, comercializam, transportam e armazenam recursos florestais, além dos órgãos ambientais, de fiscalização e investigação.

“Este pode ser considerado o melhor sistema de controle de produtos florestais de origem nativa do mundo, pois abrange desde o lançamento do volume inicial, no local de extração do produto ou de entrada no país via importação, até o ponto do consumo final, exportação ou transformação em mercadoria desobrigada do controle do DOF, como instrumentos musicais e móveis, por exemplo”, avalia Rafael Macêdo, coordenador-geral de gestão e monitoramento do uso da flora no Ibama.

Benefícios

De acordo com Fernanda Simões, coordenadora de monitoramento do uso da flora, a nova solução vai trazer inúmeros benefícios para o país: do controle mais eficaz da cadeia de custódia, a um maior poder de investigação nos trabalhos de inteligência, passando pelo atendimento das exigências de clientes externos em relação à origem legal dos produtos brasileiros exportados.

“Dois pontos desta inovação que merecem destaque são o controle do fluxo da cadeia produtiva da madeira, via geração de créditos, e a garantia de origem legalizada dos produtos monitorados pelo sistema. Tudo isso gera confiabilidade ao mercado e garante maior valor agregado aos produtos comercializados”, explica Fernanda Simões.

Por fim, e não menos importante, acrescenta o coordenador, a tecnologia vai contribuir no combate ao desmatamento ilegal por meio da fiscalização do transporte em todo o território nacional. “Uma das principais armas que o DOF+ vai oferecer para esse trabalho é um conjunto de painéis analíticos contendo os relatórios operacionais que subsidiarão tanto ações fiscalizatórias como apoiarão a gestão do controle florestal em nível nacional”, completa João Pessoa, diretor de uso sustentável da biodiversidade e florestas.

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

LEER DESPUÉS