Valor – José Florentino
A Solinftec, de tecnologia de monitoramento agrícola, prevê fazer ainda em 2022 uma nova rodada de investimento. O plano é concluir a operação no último bimestre do ano, segundo o líder da divisão Robotic Systems da companhia, Thiago Rodrigues.
A empresa não revela quanto pretende levantar na nova rodada, mas acredita que, caso seja bem-sucedida, ela será o primeiro unicórnio (empresa iniciante de base tecnológica avaliada em pelo menos US$ 1 bilhão) do agronegócio brasileiro. De acordo com o Crunchbase, plataforma de informações sobre startups americana, a Solinftec levantou US$ 86,6 milhões em quatro diferentes rodadas de atração de investimentos.
Como parte de seus planos de expansão, apresentou ontem seu primeiro robô de monitoramento de lavouras, operação em que a empresa já oferecia softwares e sensores de monitoramento. Batizado de Solix, o equipamento tem capacidade de captar imagens de toda a planta, um diferencial em relação a tecnologias de monitoramento via satélite, que, por capturarem imagens do alto, muitas vezes não registram pragas escondidas debaixo das folhas.