martes, mayo 24, 2022
HomeTECNOLOGÍABrasil | Só 5% dos cafeicultores já estão no 'mundo 4.0'

Brasil | Só 5% dos cafeicultores já estão no ‘mundo 4.0’

É o que indica uma pesquisa do Rabobank, que atesta que o desafio da conectividade é grande no setor.

Valor – Érica Polo

O desembarque do 5G no país, a partir deste ano, vai abrir as portas para o agronegócio 5.0 e acelerar a chegada da conectividade no campo. Para algumas culturas, o desafio nessa frente é ainda maior, caso do café. Apenas cerca de 5% dos cafeicultores chegaram ao “agro 4.0” e já utilizam soluções como aplicativos móveis e sensores, entre outras ferramentas que ganharam espaço desde a década passada.

“Não dá para ser categórico porque às vezes um pequeno produtor consegue acesso [a essas tecnologias] por meio da cooperativa, associação ou pool de agricultores. Mas, de modo geral, as soluções mais avançadas estão concentradas nesses 5% [dos cafeicultores]”, afirma Guilherme Morya, analista sênior do Rabobank e responsável pelo estudo “A tecnologia na cafeicultura: Desafios e Oportunidades”, concluído recentemente.

Em linhas gerais, fazem parte desse grupo de 5% agricultores que cultivam mais de 100 hectares. Eles respondem por 44% do volume de produção do grão no país, com base em dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ciclo 2020/21, a produção brasileira chegou a 47 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mais informações: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/01/25/so-5-dos-cafeicultores-ja-estao-no-mundo-4-0.ghtml

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

Publicidad

LEER DESPUÉS