Valor – Ivone Santana
O Hospital Sírio-Libanês renovou seu parque tecnológico com mais dois robôs de última geração, modelo Da Vinci Xi, da fabricante americana Intuitive Surgical. Com investimento em torno de R$ 35 milhões, os equipamentos permitem cirurgias minimamente invasivas, a ponto de ter somente uma incisão de acesso no paciente. Com câmera 3D e alta definição é possível controlar os instrumentos nos espaços mais estreitos do corpo humano.
O novo equipamento representa um avanço na cirurgia robótica do Sírio-Libanês, que já utilizava esse recurso com o modelo anterior, Da Vinci Si, em urologia, cirurgias do trato gástrico e outras aplicações. O hospital ficou com dois robôs Da Vinci Xi na matriz, no bairro Bela Vista, em São Paulo, e um Da Vinci Si em seu Instituto de Ensino e Pesquisa, ao lado do hospital. Na unidade de Brasília está instalado mais um Da Vinci Si.
O equipamento é uma extensão do cirurgião, que faz os movimentos da cirurgia por meio de instrumentos, enquanto o braço cirúrgico recebe os comandos e reproduz as ações diretamente no paciente.