A Siga Antenado, entidade responsável por limpar a frequência de 3,5 GHz no Brasil para implantação do 5G, emitiu alerta à população de Goiás, convocando para substituição do parque local de parabólicas. A instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para mais de 1.610 municípios de 21 estados brasileiros, dentre os quais, 82 são de Goiás.
Entre eles estão: Bonfinópolis, Cabeceiras, Formosa, Hidrolândia, Nerópolis, Abadia de Goiás, Alexânia, Barro Alto, Caldazinha, Senador Canedo, Iaciara, Montividiu, Ouvidor, Anhanguera, Vianópolis, Santo Antônio da Barra, Rio Verde e Rio Quente. Com a liberação do sinal, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais. Para a população de menor renda, a substituição é gratuita.
A troca se faz necessária, pois a população que utiliza a parabólica tradicional para receber sinal de TV aberta poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.