Brasil | Scala Data Centers é a primeira do setor a neutralizar 100% do Escopo 3, cobrindo as emissões indiretas de carbono

Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado Hyperscale, é a primeira companhia do setor a medir em 100% o Escopo 3, conforme recomenda o GHG Protocol, principal ferramenta utilizada mundialmente pelas empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar suas emissões. O Escopo 3 é o mais complexo de ser medido, pois engloba as emissões de carbono geradas pela cadeia de valor da empresa relacionadas à aquisição de bens e ao deslocamento de colaboradores, entre outros itens. A companhia foi também a primeira do setor na região a neutralizar integralmente suas emissões já a partir da sua fundação, em 2020.

Alinhada ao seu compromisso inegociável com a sustentabilidade, a Scala mediu e neutralizou por completo as emissões do Escopo 3, ainda que não seja uma etapa obrigatória. “Além de ser uma iniciativa que nos orgulha e nos diferencia do mercado, esperamos que ela engaje o nosso ecossistema e pares a adotá-la como prática”, avalia Christiana Weisshuhn, diretora Sênior de Estratégia e do Programa ESG da Scala.

O Escopo 2 do GHG Protocol, que responde pelas emissões causadas pelo consumo de energia elétrica, é zerado na Scala com o uso de 100% de energia renovável desde a sua fundação. A companhia adquire energia por meio de contratos de longo prazo (Power Purchase Agreements – PPAs, em inglês), reconhecidos pelos Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs), que comprovam que a energia consumida é proveniente de uma fonte renovável.

Além do uso de 100% de energia renovável em suas operações, a Scala, por meio de seu inédito Centro de Excelência de Engenharia (CoE), investe em projetos que aumentam significativamente a eficiência energética e reduzem o consumo de água. Com isso, exibe, na América Latina, um dos melhores índices de eficiência energética, conhecido como o PUE (do inglês, Power Usage Effectiveness), inferior a 1,4.

Para neutralizar as emissões remanescentes do Escopo 1 — geradas pela própria operação da Scala — e do Escopo 3, a empresa adquiriu mais de 62 mil créditos de carbono, oriundos de projetos ambientais focados no desenvolvimento social na América Latina.

“Sustentabilidade é um princípio que norteia nossas operações desde o Dia 1. Como grande consumidor de energia, entendemos o nosso papel de agente transformador para promover uma economia de baixo carbono e, por isso, operamos com o máximo de eficiência possível a partir de uma infraestrutura de TI segura, de qualidade e sustentável e que traz benefícios aos nossos clientes e sociedade”, completa Christiana.

Compromissos sociais

Assumindo a responsabilidade de construir um futuro conectado e ambientalmente responsável, a Scala escolheu investir em projetos com foco em responsabilidade social e desenvolvimento econômico sustentável no Amazonas, Acre, Mato Grosso e Maranhão. Os projetos buscam preservar a biodiversidade local, combater o desmatamento e, principalmente, gerar alternativas econômicas e sociais para as comunidades locais dessas regiões.

*Com assessoria de imprensa.