Brasil | Nova identidade digital chega a 1 milhão de documentos e troca API por blockchain do CPF
A nova carteira de identidade nacional atingiu na última sexta-feira,14, 1 milhão de novos documentos emitidos. Junto com esse marco, o sistema passa por uma mudança técnica importante, com a troca do batimento de informações por APIs pelo uso da plataforma de blockchain B-Cadastro, do Serpro e da Receita Federal.
“Estamos atingindo 1 milhão de emissões, com 12 estados integrados. Vamos mudar a estrutura, com o CPF como login único. E vamos sair de uma solução de comunicação via API por uma solução de blockchain com o Serpro como parceiro. Isso permitirá uma maior celeridade na troca de informações e de atualização da situação do CPF”, revela o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas.
Segundo ele, a troca tornará mais barata e simples a adesão dos demais estados ao projeto da CIN, inclusive São Paulo. Por isso está mantida a data de 6 de novembro para que todos as 27 unidades da federação passem a emitir o novo documento – data que era em março, mas foi adiada quando eram ainda apenas 8 os estados preparados.