Brasil | MCom avalia possibilidade de regular TV aberta via banda Ku

Teletime – Bruno do Amaral

Como responsável pela radiodifusão, o Ministério das Comunicações está avaliando a possibilidade de regulação da TV aberta pela banda Ku, segundo revelou o secretário responsável pelo assunto na pasta, Maximiliano Martinhão. Durante participação em painel do SET Expo 2022 nesta terça, 23, em São Paulo, ele explicou que “questões começam a surgir” sobre o tema. A TV aberta satelital transmitida em banda Ku é consequência do processo de limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G.

Mas o assunto não está consolidado. “As questões que começam a surgir, mas não como consenso do setor, são sobre se a gente deve regulamentar ou não essa TV por satélite”, declarou Martinhão. O motivo para regulamentar, disse ele, seria o fato de que a emissora poderia ter atuação nacional ao realizar esse tipo de transmissão, o que afetaria o aspecto concorrencial desse mercado.

“Às vezes ela [a emissora de TV aberta por banda Ku] está fazendo o mesmo serviço de um geradora ou cabeça de rede em São Paulo. É este o modelo? Estamos ouvindo ruídos neste sentido, são os pontos que a gente vislumbra na implantação da banda Ku”, coloca o secretário de radiodifusão do MCom.

Leia mais: https://teletime.com.br/23/08/2022/mcom-avalia-possibilidade-de-regular-tv-aberta-via-banda-ku/