Valor – Beth Koike
Com a chegada da quinta geração da internet móvel (5G) no Brasil, cujo leilão começa hoje, o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), firmou uma ampla parceria com representantes da indústria, academia, governo e bancos para testar essa nova tecnologia na área da saúde. O projeto adota o sistema “open ran”, que permite a participação de diferentes fornecedores de equipamentos e softwares, empresas de outros setores, podendo trazer redução de custos.
Neste projeto do HC, batizado de OpenCare 5G, um dos parceiros é o banco Itaú, que vai disponibilizar seu centro de processamento de dados. As antenas instaladas no Hospital das Clínicas receberão sinal 5G por meio de uma conexão com o data center do banco, como se estivesse conectado a uma operadora.
“Todos falam da velocidade do 5G, mas ainda pouco se sabe sobre sua aplicabilidade. Entramos nesse projeto para contribuir com o HC e aprender sobre o 5G”, disse Fabio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú. Desde julho, uma agência bancária do Itaú opera com essa tecnologia móvel em parceria com a Telefônica, dona da marca Vivo.