A Greatek, empresa do Grupo Greatek, especializada no desenvolvimento e fabricação de produtos para telecomunicações há 25 anos no mercado nacional, está lançando soluções de produtos contemplando LNBs (Low Noise Block) e Filtros para a mitigação da interferência proveniente do sinal do 5G.
O time de Engenharia acompanhou e participou efetivamente dos testes de convivência da banda C com o 5G nos últimos anos e atuou no desenvolvimento de produtos específicos para as estações profissionais como retransmissoras de TV, estações de FSS (Serviço Fixo Satelital na banda C), head-ends, entre outros. “São sistemas de recepção de grande relevância no país e que levam conteúdo para as pessoas”, diz Anderson Paiva Ferreira, Gerente de Novos Negócios do Grupo Greatek.
O sinal proveniente do 5G é captado pelas antenas parabólicas com um alto nível de sinal, na ordem dos 70dBm. Por estar muito próximo das antenas e em irradiação terrestre, este nível é muito maior do que o recebido via satélite pelos sistemas de recepção, os LNBs (componente encontrado nas antenas que converte as frequências da banda C enviadas pelo satélite em frequências da banda L). Os LNBs são amplificadores desenvolvidos para amplificar um sinal recebido do satélite na ordem de -110 a -120dBm. Os 70dBm vindos do 5G causam saturação e até intermodulação nos amplificadores, impossibilitando a estabilidade na recepção do sinal.
Relacionado: Anatel aprova prazo adicional para ativar 5G no 3,5 GHz
“O LNB é um amplificador com uma certa ordem de grandeza e o sinal do 5G está bem ao lado, é uma convivência crítica, porém com solução profissional que possibilita tais sistemas coexistirem”, menciona Anderson Paiva Ferreira.
O 5G vai operar no Brasil na faixa de 3.5 GHz de 3.300 MHz a 3.680 MHz, por isso criamos um portfólio de produtos pensando justamente na base de estações que necessitam conviver com o 5G e se manter na banda C, são soluções como LNBs e Filtros que operam nas faixas de frequência de 3.700 MHz a 4.200 MHz, 3.720 MHz a 4.200 MHz e 3800 MHz a 4200 MHz, assim podemos designar soluções para cada perfil de cliente em relação ao sinal de descida do satélite.
São produtos como os Filtros com níveis de rejeição na ordem de 75dB em 3.680 MHz, no caso do Filtro de 3.800 MHz a 4.200 MHz, por exemplo. Já os LNBs todos possuem filtro de cavidade interna, o que traz um alto nível de rejeição na entrada, elevando o nível de aceitação do sinal interferente e possibilitando a convivência com o 5G.
O edital do 5G previu a limpeza do 3,5 GHz como tema importante para a implantação do 5G no Brasil, desta forma, os LNBs e os filtros 5G Greatek são soluções para mitigar a interferência do 5G sobre o sinal de satélite.
*Com assessoria de imprensa.