O momento em que toda a população brasileira poderá ter acesso à tecnologia 5G no Brasil está cada vez mais próximo. Para mitigar riscos de interrupção de sinal das estações profissionais Fixed Satellite Services (FSS), que operam na faixa acima de 3.700 MHz, a Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa – EAF) disponibiliza uma central de atendimento para receber as solicitações de adequação dos equipamentos dessas empresas, de forma gratuita.
A operação é uma fase fundamental, que prevê a instalação gratuita de filtros nas estações profissionais que operam na Banda C, para que não haja risco de interrupção no sinal de transmissão. “Os filtros são posicionados em cada uma das antenas de estações profissionais que tenham sido devidamente cadastradas no banco de dados da Anatel até 20 de abril de 2022 e se utilizam do FSS (Fixed Satellite Services) acima da faixa de 3.700 MHz para prestar seus serviços”, explica Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado.
Para a instalação, os usuários e prestadores de serviços FSS devem entrar em contato com a central de relacionamento da Siga Antenado, pelo telefone (81) 3419-5904 ou enviar um e-mail com os dados para atendimentofss@sigaantenado.com.br. Durante todo o processo, a Siga Antenado contará com estrutura necessária para atender às empresas com segurança, prontidão e equipe técnica qualificada.
As empresas que não tiverem providenciado o cadastro junto à Anatel conforme o prazo estabelecido anteriormente – 20 de abril de 2022 – não serão contempladas pela Siga Antenado nesse processo, conforme critérios estabelecidos pelo GAISPI – Grupo de Acompanhamento de Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência da faixa de 3.625 a 3.700 MHz, responsável por disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos pela EAF. Essas empresas deverão buscar outras medidas que se façam necessárias para a mitigação de eventuais interferências.
Fique por dentro
A Siga Antenado é uma associação sem fins lucrativos constituída pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, enquanto vencedoras dos lotes nacionais da faixa radiofrequências de 3,5 GHz, em atenção à determinação do Edital do Leilão do 5G, promovido pela Anatel, com o objetivo de operacionalizar os procedimentos relativos aos compromissos assumidos em decorrência da licitação.
*Com assessoria de imprensa.