Brasil | Conexis alerta para possíveis barreiras da Economia para uso do Fust

Teletime – Bruno do Amaral

Na visão do presidente executivo da entidade patronal que representa as principais operadoras do País, Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, as políticas públicas voltadas à conectividade ainda enfrentam entraves, mesmo com outros avanços, com a nova lei do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust). O executivo, que foi nomeado para representar as operadoras no Conselho Gestor do fundo na semana passada, lista duas questões: os projetos de escola conectada e a possibilidade de o Ministério da Economia frear tentativas de uso do Fust.

Como membro do Conselho Gestor do Fust, o presidente da Conexis disse que pode haver influência direta do governo no uso do fundo de universalização, ainda que a nova legislação já tenha sido regulamentada. “O Ministério da Economia vai deixar usar o Fust? Se sim, como a gente vai aplicar melhor o recurso para ter um melhor retorno social, e não econômico, para que as pessoas possam usufruir da Internet?”, questiona Ferrari durante debate sobre a universalização das telecomunicações no Brasil promovido pela FGV-Direito em São Paulo, nesta terça-feira, 10.

E mesmo que se possa utilizar, ainda tem a questão da aplicabilidade dos projetos. “Acho que estamos cometendo os mesmos erros do passado na política pública nas escolas conectadas, estamos tratando a Internet como um fim em si mesmo”, declarou o executivo. Ferrari questiona a falta de foco na educação digital, inclusive com projetos de capacitação. “Não é só colocar o cabo lá [na escola] que vai resolver o problema. Nisso a gente está pecando como formulador de política pública.”

Leia mais: https://teletime.com.br/10/05/2022/conexis-alerta-por-possiveis-barreiras-da-economia-para-uso-do-fust/