Valor – Denis Kuck
Além da expansão da infraestrutura de telecomunicações, como antenas, cabos e demais equipamentos, a digitalização da sociedade e a chegada do 5G vai exigir “serviços invisíveis”. Esse tipo de serviço vai gerenciar as redes de telefonia e sua automação, exigindo do sistema de telecomunicações mais inteligência artificial, ou a capacidade de máquinas interpretar dados e aprender com eles. A demanda por esses produtos já está aumentando, dizem fontes desse mercado ao Valor.
O setor de produtos e serviços de telecomunicações tem espaço para um crescimento “gigantesco”, segundo Renier Souza, diretor de engenharia da Cisco Brasil. Levantamento feito pela empresa aponta que 95% das alterações de rede (reparos ou melhorias para transmitir mais dados, por exemplo) em 27 países, entre eles o Brasil, são feitas manualmente, o que resulta em custos operacionais duas a três vezes maiores do que os gastos com automação. De acordo as com a consultoria IDC Brasil, as vendas de produtos de automação devem crescer 16% até 2023 no país.
Segundo o IDC, considerando os anos de 2021-2022, a tecnologia 5G vai gerar o equivalente a US$ 2,7 bilhões em novos negócios envolvendo tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, nuvem, segurança e robótica.
Mais informações: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/05/03/com-5g-servicos-invisiveis-exigem-mais-automacao.ghtml