Mobile Time – Henrique Medeiros
Ao ligar a rede 5G de 3,5 GHz no meio do ano, a Claro planeja ter um volume de sites superior às metas estipuladas pela Anatel no leilão do 5G. A informação foi compartilhada por Luiz Fernando Bourdot, diretor de tecnologia da operadora, durante o primeiro dia do Fórum das Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta terça-feira, 5.
O executivo explicou que a companhia está ativando os sites de 2,3 GHz em padrão non-standalone (NSA), enquanto aguardam a liberação do espectro de 3,5 GHz para uso no padrão standalone (SA), que deve acontecer a partir de julho deste ano.
Mas Bourdot lembra que ainda há desafios, como a migração da TVRO para banda Ku, que, embora já esteja definido que será o satélite Star One D2 da Embratel, ainda há outros entraves como escolha do set-to-box para uso na TV satelital e instalação de filtros.
Mais informações: https://www.mobiletime.com.br/noticias/05/04/2022/claro-tera-mais-sites-que-a-meta-da-anatel-no-comeco-do-5g-diz-diretor-da-empresa/