Brasil | Ceadi publica relatório de estudo sobre o poder social dos serviços digitais
Agência Nacional de Telecomunicações
AAgência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, por meio do SEI, o relatório final sobre o poder social dos serviços digitais. O estudo, iniciado em 2022, corresponde à Meta 8 do Plano de Trabalho do Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) e a Universidade de Brasília (UnB), sobre novos Desafios Regulatórios do Ecossistema Digital.
A parceria com a UnB é coordenada pelo Ceadi, think tank de pesquisa científica e diálogo acadêmico no setor de comunicações digitais e inovações tecnológicas. O presidente do Ceadi e conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire, destaca a importância do estudo: “O poder transformador dos serviços digitais sobre a sociedade vai além das fronteiras tecnológicas. Ele toca diretamente nos pilares do desenvolvimento sustentável, como previsto na Agenda 2030 da ONU.”
“A transformação digital deve ser acompanhada por uma regulação que garanta inclusão, equidade e proteção de direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e a privacidade. O Ceadi se compromete a promover o diálogo para enfrentar esses desafios de forma colaborativa e inovadora, em benefício da sociedade”, disse o presidente do Ceadi.