Brasil | Câmara processará Google e Meta por pressão contra PL

Valor

O presidente Arthur Lira (PP-AL) afirmou ontem que a Câmara processará as grandes empresas de tecnologia, conhecidas como “big techs”, pelos ataques aos parlamentares na discussão do projeto de lei que criminaliza as fake news e impõe regulação e responsabilidades as plataformas digitais sobre o conteúdo publicado nelas.

Advogados já foram consultados e a Advocacia-Geral da União (AGU) será acionada para protocolar essa ação na Justiça contra empresas como Google, Meta (dona do Facebook e Instagram) e Twitter, afirmou. Ele destacou que estão reunindo provas sobre ameaças aos deputados e assessores e que o conteúdo servirá como base para esse processo.

“Independentemente do que politicamente os deputados pensam, as big techs ultrapassaram todos os limites da prudência”, afirmou ele, em entrevista à GloboNews. “No direito comparativo, vamos procurar todos os meios responsabilizando pelo ato quase de horror que eles fizeram sobre a Câmara. A Câmara vai agir”, declarou.

Leia mais: https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/05/04/camara-processara-google-e-meta-por-pressao-contra-pl.ghtml