Brasil | Brics prioriza IA e infraestrutura digital em declaração

Ministério das Comunicações

OMinistério das Comunicações, representado pela secretária-executiva Sônia Faustino, pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif, e Regina Carmesini, gestora da Secretaria de Telecomunicações, participou da 10ª Reunião de Ministros das Comunicações dos Brics nesta sexta-feira (27), em Innopolis, na Rússia. O encontro ocorre anualmente para troca de experiências na implementação de políticas públicas em tecnologias da informação e comunicações, para desenvolver projetos conjuntos e emitir declaração que reflete os consensos estabelecidos.

“A presidência de turno da Rússia, aqui dos Brics, decidiu por três temas prioritários para o grupo de comunicações: inteligência artificial, competências digitais e infraestrutura pública digital. São três temas de interesse do governo brasileiro e demais países do bloco e em torno desses temas os técnicos estiveram trabalhando ao longo da presidência russa, do começo do ano até setembro, culminando nessa reunião ministerial”, disse Jeferson Nacif.

Esse encontro marca a conclusão dos trabalhos do Brics ICT Working Group em 2024, sob a presidência russa. O Brasil presidirá os Brics em 2025. “Para além da declaração ministerial e dos encontros dos ministérios que fazemos na presidência dos Brics, existem outras duas ações bem concretas neste grupo de comunicações. O primeiro é o BIFN, que é instituto de redes do futuro que agrega institutos e academias de telecomunicações dos países dos Brics. No Brasil, é o CPqD, sediado em Campinas”, destaca Jeferson Nacif.
Ler mais…