Brasil | Brasscom propõe currículos inéditos para Ensino Superior em Tecnologia

A Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais) montou currículos para cursos de tecnologia do Ensino Superior como referência para o mercado.

Em 2019, quando fez o primeiro estudo de Formação Educacional e Empregabilidade em TIC, a entidade identificou a obsolescência curricular no que tem sido ensinado nos cursos da área, por isso desenvolveu esses modelos curriculares.

Já são 10 currículos lançados, que orientam as instituições de ensino quanto às atualizações necessárias para que a parte técnica dos cursos seja ensinada de acordo com a demanda das empresas do setor. Nove currículos são de referência para os cursos superiores em grau tecnólogo, e um para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“A Brasscom analisou o Ensino Superior em Tecnologia e um dos achados foi a necessidade de elevação da qualidade dos cursos”, afirma Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da entidade. “Isso permitiria elevar também a aderência dos estudantes, evitando a evasão e, consequentemente, ampliando a oferta de profissionais”.

A diretora executiva da Brasscom, Mariana Rolim, explica que foi possível comparar o que é ensinado em sala de aula com o que as empresas precisam tecnicamente a partir da análise dos currículos. “Em diversos cursos, ficou claro que não houve atualização das grades, ainda que a tecnologia tenha avançado de forma significativa nos últimos anos”.

Em Tecnologia da Informação, são propostos currículos para Big Data e Introdução à Ciência de Dados; Inteligência Artificial; Nuvem; e Segurança da Informação. Para Tecnologia da Comunicação, há currículos de Defesa Cibernética; Internet das Coisas; e Roteamento e Gerenciamento de Redes. Sistema de Serviço Móvel e Sistemas de Transmissão são os dois currículos na área de Telecom.

As propostas foram construídas em parceria com a CESAR School, o braço educacional do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que foi contratado pela Brasscom para conjuntamente desenvolver os currículos de referência.

“O objetivo desses referenciais é nortear a atualização dos currículos dos cursos superiores, à luz das necessidades contemporâneas do Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação”, pontua Felipe Furtado, diretor executivo da CESAR School.

“Através de interlocuções com o poder público e instituições de ensino, atuaremos pela ampla adoção das mudanças propostas, que deverão ser atualizadas constantemente”, conclui Mariana Rolim.

*Com assessoria de imprensa.