Brasil | Após notificação do Governo Federal, YouTube retira conteúdo falso sobre saúde do presidente Lula
O YouTube Brasil retirou sete vídeos que espalhavam desinformação sobre o estado de saúde do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Os conteúdos foram removidos após a Advocacia-Geral da União (AGU) enviar uma notificação extrajudicial ao Youtube, na sexta-feira (13/12), solicitando a derrubada de 12 vídeos em, no máximo, 24 horas úteis.
A notificação foi apresentada após a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) encaminhar para a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU, nota técnica sobre os conteúdos falsos acerca da saúde de Lula.
O Governo Federal verificou que, até o final da tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, a maior parte dos vídeos com informações falsas já havia sido removida. Caso o pedido não fosse atendido, a PNDD requereu que fossem inseridas nas postagens, no mesmo prazo, marcações contendo informações condizentes com a realidade, a exemplo dos informes constantes nos boletins divulgados pela equipe médica do presidente.
Ler mais…