Valor – Rafael Bitencourt
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer difundir o uso de um aplicativo de medição do desempenho de redes, como forma de ampliar o monitoramento da qualidade do 5G, a tecnologia de quinta geração. A ferramenta, chamada de EAQ, já está disponível para ser usada em celulares e servirá para mapear “áreas de sombra”, onde o sinal 5G mostra instabilidade. Isso ajudará a Anatel a cobrar maior eficiência das operadoras.
“O mais interessante do aplicativo é que, ao mesmo tempo em que informa o usuário sobre a velocidade da conexão em determinada região, também remete os dados para a Anatel, que vai definir um selo de qualidade para cada operadora em cada cidade do país”, disse o superintendente de obrigações da Anatel, Gustavo Borges, em entrevista concedida ao Valor.
Borges explicou que a coleta de dados pelo órgão regulador, para que seja atribuída uma nota para cada prestadora, já estava previsto na atual fase de implementação do regulamento de qualidade dos serviços, o Rqual, que também será aplicado a outros serviços, como banda larga fixa e TV por assinatura.