A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com as operadoras de telefonia, sistemas operacionais Android e iOS e serviços de emergência, lançou uma nova tecnologia no Brasil para melhorar a rapidez e a precisão no atendimento de situações emergenciais.
O recurso, baseado na tecnologia Advanced Mobile Location (AML), permite o envio automático e preciso da localização de usuários de smartphones durante chamadas ou mensagens para números de emergência, como 190 (polícia),192 (serviço médico) e 193 (bombeiros).
Atualmente, a localização durante essas chamadas é obtida por dados das antenas de celular, o que pode ser impreciso. Com o AML, a localização é calculada usando GPS, redes wi-fi, torres de celular e os sensores dos dispositivos, garantindo uma precisão muito maior.
Esse recurso está integrado aos sistemas operacionais Android (versão 5.0 ou superior) e iOS (versão 18.2 ou superior), funcionando de forma automática, sem necessidade de aplicativos extras ou ações do usuário. Mesmo em áreas com cobertura limitada, a tecnologia pode enviar as informações por SMS, garantindo acessibilidade em regiões rurais e remotas.
Leia também: Secretário Hermano Tercius destaca avanços digitais do Brasil e planos de inclusão
A funcionalidade respeita a privacidade dos usuários, enviando a localização apenas em situações de emergência, sem armazenar os dados compartilhados. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do SGT-LOC, um subgrupo técnico que trabalha em soluções para fornecer localização de forma eficiente às autoridades de segurança pública.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que o recurso é um exemplo do compromisso com a inovação e a segurança, permitindo respostas rápidas e precisas em momentos críticos, quando cada segundo conta. Bruno Diniz, líder de engenharia do Android no Brasil, enfatizou que a tecnologia pode ser decisiva para salvar vidas ao reduzir o tempo de resposta de equipes de socorro.
A implantação desse sistema no Brasil acompanha a experiência positiva de outros países, onde o AML tem sido crucial para a redução do tempo de resposta em emergências, garantindo maior eficiência e salvando vidas.