Brasil | Aberta a seleção para participantes do Operador Neutro da Infovia 00

Ministério das Comunicações

Foi aberto o processo seletivo para novos participantes do Operador Neutro da Infovia 00, do programa Norte Conectado – iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) que visa expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. A seleção é realizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e as empresas interessadas têm até 27 de novembro para enviarem a documentação. O objetivo do processo é qualificar empresas interessadas em compor o Consórcio Aberto que opera e mantém a infraestrutura de fibra óptica que já foi implantada.

Para participar, as empresas interessadas devem tomar conhecimento da carta convite ADC 11313/22 e do Termo de Referência, que estabelecem as condições para qualificação. Questionamentos devem ser encaminhados até 14 de novembro.

No total, a infovia tem mais de 800 quilômetros de extensão, conectando Macapá (Amapá), Almeirim, Monte Alegre, Santarém, Alenquer e Curuá (Pará) e conta com um cabo óptico subfluvial de 48 fibras ópticas, implantado no leito do Rio Amazonas. O último trecho, entre Alenquer e Curuá, foi adicionado à Infovia 00 após a comprovação da inviabilidade de sua interligação à Infovia 01. O trecho Alenquer – Curuá tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2023. A rede beneficia mais de 950 mil pessoas. Já integram o consórcio as operadoras e provedores Telefonica, Wirelink, Br.Digital, ICOM Telecom, SEA Telecom e Aquamar. Cada uma das empresas terá disponível um par de fibra óptica para explorar comercialmente, seja por meio da venda de pacotes ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. As empresas deverão instalar as próprias redes nas cidades.

Em contrapartida ao direito de uso da Infovia, elas terão que assumir compromissos como a operação e manutenção do cabo de fibra óptica. Além disso, devem manter e operar os equipamentos já instalados para levar conectividade a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do poder judiciário, de modo que o setor público não terá custos para a manutenção da infraestrutura.

INFOVIA 00 – A rede subfluvial (backbone) que leva conexão de altíssima velocidade à população tem um cabo de 24 pares de fibra óptica com mais de 800 km de extensão. Além disso, conta ainda com caixas de ancoragem de terminação do cabo óptico subfluvial; pontos de presença em datacenters modulares em contêineres; e um sistema DWDM instalado e pronto para uso, com possibilidade de até 40 canais ópticos. Cada canal tem capacidade de 100 gigabits por segundo (Gbps) – conexão quase mil vezes superior à banda larga doméstica que, em média, tem capacidade de 100 megabits (Mbps) por segundo.