Valor – Gabriel Vasconcelos
Duas das maiores empresas brasileiras, Petrobras e Vale, apostam em aplicações da internet 5G em automação para maximizar lucros e aumentar a segurança das operações de exploração e produção de petróleo e mineração.
Em painel virtual organizado ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o diretor de transformação digital e inovação da Petrobras, Nicolas Simone, afirmou que, até 2030, o setor de óleo e gás como um todo deve agregar até US$ 250 bilhões a mais em resultados com as novas tecnologias de conectividade em plataformas e refinarias. Os dados são da consultoria McKinsey & Company.
O executivo estima que 28% do montante, ou US$ 70 bilhões, virão especificamente da internet 5G e dos chamados satélites de órbita baixa (LEO, do inglês Low Earth Orbit), em geral instalados entre 350 quilômetros e 1,4 mil quilômetros da superfície terrestre.
Mais informações: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/23/5g-abre-novas-oportunidades-para-petrobras-e-vale.ghtml