Bancos investiram R$2 bi em open finance nos últimos três anos

Levantamento da Febraban aponta crescimento de 100% no modelo de compartilhamento de dados entre bancos em apenas um ano.

Fevereiro marca o terceiro ano de operação do open finance no Brasil. Neste período, as instituições representadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já investiram mais de R$ 2 bilhões no projeto que, por meio de APIs, os permite a troca de informações, compartilhamento de dados financeiros e de serviços com o consentimento de seus clientes.

No último ano, o número de consentimentos evoluiu de 21 milhões para 42 milhões, registrando um crescimento de 100%. Para Carolina Sansão, diretora-adjunta de inovação, tecnologia e cibersegurança da Febraban, esse movimento demonstra a confiança do consumidor nesse novo modelo financeiro, cuja infraestrutura é regulada pelo Banco Central.

As informações compartilhadas entre os bancos são usadas para oferecer aos clientes produtos e serviços personalizados com melhores custos. Entre eles estão agregadores financeiros para iniciação de pagamentos, soluções para melhores propostas de crédito e serviços de cashback.

Leia também: Anatel abrirá consulta pública sobre faixa de 6 GHz já em fevereiro

Novidades para o 4º ano do open finance

De acordo com Carolina Sanção, há evoluções importantes previstas para o 4º ano do open finance, incluindo melhorias no sistema e implementação de novas funcionalidades, sobretudo no que diz respeito aos meios de pagamento, destacando:

  • Transferências inteligentes que possibilitarão a realização automática de investimentos e a proteção contra o uso desnecessário do cheque especial, movendo dinheiro entre contas do mesmo cliente de forma programada;
  • Agendamento programado para pagamentos de valores fixos sendo descontados automaticamente;
  • Pix automático para pagamento de serviços públicos, assinaturas, aluguel, seguros e até fatura de cartão de crédito.