Atos vende suas operações na América do Sul para a Semantix

Leer en español
O Grupo Atos , empresa de serviços de transformação digital, concordou em vender suas operações na América do Sul para a Semantix, empresa brasileira que fornece soluções de Big Data, Inteligência Artificial (IA), análise de dados e Internet das Coisas.

Ambas as partes assinaram um acordo vinculativo que abrange as operações da Atos no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Peru, com uma rede de 2.800 profissionais de tecnologia .

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas as empresas afirmaram que esperam concluir a transação nos próximos meses, assim que cumprirem os requisitos regulamentares.

Nas Américas, o Grupo Atos possui escritórios na Argentina, México, Brasil, Canadá, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos, portanto, após a alienação, manterá suas operações na América do Norte.

O Grupo Atos explicou que a venda na América do Sul faz parte de seu plano de transformação “Genesis” , por meio do qual busca recuperar o crescimento sustentável e maior rentabilidade, redirecionando o foco para geografias e ativos.

Ele explicou que, daqui para frente, se concentrará em aprimorar seus serviços e soluções relacionados à IA e à nuvem.

Em 2024, o Grupo Atos enfrentou uma crise de liquidez que ameaçou a sua continuidade operacional, obrigando-o a realizar uma reestruturação financeira para reduzir a sua dívida bruta em 2,1 mil milhões de euros através de conversões de dívida em capital próprio. Esta reestruturação tornou os bancos e os detentores de obrigações os principais acionistas do Grupo Atos.

Portanto, após a reestruturação, a empresa implementou seu plano “Genesis” em 2025, um roteiro de quatro anos apresentado em 14 de maio de 2025 e projetado para retomar o crescimento sustentável da Atos.

Este plano engloba elementos como crescimento, recursos humanos, análise de país, análise de portfólio, margem bruta, além de análise de custos e fluxo de caixa. A venda das operações na América do Sul se enquadra nos pilares de análise de país e análise de portfólio .

A empresa identificou que sua presença em certos mercados internacionais, embora crescente em termos de receita, não oferecia as sinergias ou margens necessárias para sustentar a recuperação global do grupo.

Dessa forma, o Grupo Atos concentrará agora seus recursos nas regiões da França, Alemanha-Áustria-Europa Central, Benelux-Países Baixos-Países Nórdicos, Reino Unido e Irlanda, América do Norte e mercados internacionais.

Nelson Campelo, atual diretor da Atos América do Sul, afirmou que, “ao unir forças com a Semantix, líder em dados e Inteligência Artificial, estamos entrando em uma nova fase de expansão com capacidades aprimoradas para gerar ainda mais valor para clientes, parceiros, funcionários e sociedade”.

Quando a transação for finalizada, Nelson Campelo assumirá o cargo de CEO da Semantix , enquanto Leonardo Santos Poça D’água, fundador e atual CEO da Semantix, se tornará o presidente executivo do Grupo.

Por sua vez, com a aquisição dos ativos da Atos na América do Sul, a Semantix indicou que busca acelerar sua capacidade de oferecer Inteligência Artificial totalmente controlada a setores regulamentados, como serviços financeiros, saúde, serviços públicos e telecomunicações.

Além disso, fortalecerá sua presença em áreas estratégicas como agronegócio, indústria, governo e setor automotivo.