A Scala Data Centers firmou um acordo para um investimento inicial de US$ 500 bilhões (cerca de R$3 bilhões) que transformará o estado do Rio Grande do Sul na “maior cidade data center da América do Sul”, dando cabo ao projeto Scala AI City; uma parceria com governo do estado do RS.
Esse complexo digital inclui uma fase inicial com capacidade de TI de 54 MW, cerca de sete vezes maior do que o instalado na Grande Porto Alegre, podendo chegar a 4.750 MW.
A Scala AI City será estabelecida em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, capital do RS, escolhida pela segurança contra desastres naturais e abundância de energia, muito embora também tenha sido afetada pelas enchentes desastrosas que invadiram data centers e destruíram grande parte da rede de telefonia e internet do estado.

“Não estamos apenas elevando o Brasil a um novo patamar tecnológico, mas também impulsionando a recuperação econômica e social do estado, criando 3 mil empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável de várias indústrias”, disse Marcos Peigo, CEO da Scala Data Centers.
Leia também: Brasil pode ser líder de data centers verdes até 2027
Sustentabilidade
A Scala AI City também vai utilizar o design FutureProof, com racks que suportam cargas de trabalho de IA acima de 150 kW e resfriamento líquido para maior eficiência energética.
Focado em sustentabilidade, o projeto utilizará energia 100% renovável e um PUE (eficiência no uso de energia) de 1,2, a mais baixa da América Latina, além de uma WUE (eficiência no uso da água) de zero, o que significa que não utilizará água para o resfriamento.
Na visão do governo do estado, a futura conexão que o empreendimento terá com o cabo submarino Malbec, que conecta São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, com previsão de passar pela capital gaúcha, acrescenta mais uma vantagem competitiva.