Anatel divulga novas bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos

A Anatel publicou novas bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos no segundo trimestre de 2023.  São elas:

 a) Resultados do Planejamento: base de dados com indicadores e metas associadas ao Planejamento da Anatel;

b) Indicadores de Qualidade dos Serviços (RQUAL): base de dados contendo os resultados dos indicadores de qualidade da telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura monitorados no âmbito do Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL);

c) Anatel Comparador: base de dados com as ofertas dos serviços de telecomunicações;

d) Infraestrutura – Backhaul em municípios: base de dados de infraestrutura de backhaul/backbone nos municípios brasileiros; e

e) Participação Social na Regulação: base de dados contendo informações sobre a participação social no processo de regulação em telecomunicações.

Essas publicações estão em sintonia com o Plano de Dados Abertos da Anatel (PDA 2022-2024), vigente no período de novembro de 2022 a novembro de 2024. As bases de dados podem ser consultadas pelos interessados em planilhas abertas disponibilizadas em formato CSV (valores separados por vírgula), acompanhados de glossários de termos que facilitam o entendimento e o uso dos dados pelos interessados.

Os dados também podem ser visualizados nos Painéis de Dados da Anatel. A interface de publicação de dados da Anatel facilita a visualização das informações por diferentes públicos: consumidores, universidades, imprensa, empresas, consultorias, órgãos públicos, entre outros.

Neste local, é possível analisar os dados de diferentes perspectivas, com a seleção de localidades, período e empresas; acompanhar os números e a evolução do mercado de telecomunicações; e obter informações dos principais serviços de telecomunicações regulados pela Agência.

Mais detalhes sobre os Planos de Dados Abertos da Anatel podem ser consultados na seção sobre o Plano de Dados Abertos disponível no portal da Anatel na internet.

Informações da Anatel