América Latina e Caribe assinam declaração de inteligência artificial
17 países assinaram a declaração e assumem o primeiro passo para ações articuladas na corrida pela tecnologia
Leer en español
A Cúpula Latino Americana e Caribenha (ColômbIA) se findou na última sexta-feira, 9 de agosto, com a assinatura de 17 países da região na “Declaração de Cartagena de Índias para a Governança, a Construção de Ecossistemas de Inteligência Artificial (IA) e a Promoção da Educação em IA de uma forma Ética e Responsável na América Latina e no Caribe”.
Autoridades da Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e da anfitriã da reunião, Colômbia, assinaram a declaração na qual o os pontos comuns estão refletidos em três eixos referentes à inteligência artificial: Desenvolvimento de Ecossistemas, Educação Digital e Governança .
A partir desta declaração, a região inicia um caminho de trabalho articulado para o desenvolvimento da IA.
No que diz respeito ao Desenvolvimento de Ecossistemas , o objetivo é fortalecer a implantação da inteligência artificial. Lá, os países reconhecem a importância da cooperação para a construção de ecossistemas que permitam o desenvolvimento e a implantação da IA de forma ética, segura, inclusiva, eficiente e dinâmica.
Leia também: Cabo submarino, 5G, lítio e outros projetos digitais da parceria UE-América Latina e Caribe
Além disso, pretende que a IA se torne o catalisador da inovação local, do desenvolvimento sustentável e do crescimento das economias da América Latina e do Caribe, a fim de reduzir as lacunas econômicas, sociais e digitais na região.
O segundo eixo, Educação Digital , expressa a decisão dos países de promover o desenvolvimento de competências digitais através da educação e da formação. Além disso, incorpora o intercâmbio de boas práticas quanto ao uso da IA no sistema educacional. Desta forma, espera-se garantir a disponibilidade de recursos humanos em cada país para o desenvolvimento e evolução da IA no local de trabalho.
No que diz respeito ao Quadro de Governação para a IA, a declaração estabelece que será promovido um diálogo ativo para chegar a acordo sobre posições coordenadas em cenários e fóruns internacionais relacionados com a IA, tendo em conta mecanismos de participação de múltiplas partes interessadas.
A cúpula Colombiana foi a continuação da última edição organizada pelo governo chileno, em Santiago em 2023, e a próxima reunião está prevista para ser realizada em Montevidéu, Uruguai.