Amazônia IA: primeiro LLM brasileiro em parceria com Oracle e Nvidia

Modelo de linguagem em português da Widelabs pretende reduzir a dependência de soluções estrangeiras e conta com o apoio do MCTI.

A Widelabs, empresa brasileira de inteligência artificial criada em 2020, lançou o primeiro modelo de linguagem grande (LLM) em português, o Amazônia IA. Respaldado pela segurança de dados da Oracle e desenvolvido com frameworks da Nvidia, o chat já está disponível para uso.

Uma versão premium e a API estarão disponíveis em setembro, informou a Widelabs em comunicado. Os interessados entrarão em uma lista de espera que liberará o acesso para os desenvolvedores gradualmente.

A tecnologia foi apresentada no mesmo dia do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), prometendo se um projeto de soberania nacional que visa combater a fuga de cérebros do país, ao abrir novas oportunidades para desenvolvedores e empresas locais.

dplnews amazonia IA mf8824
Interface do chatbot Amazonia IA. Imagem: captura de tela

O desenho do chatbot Amazônia IA conta com soluções de última geração das empresas colaboradoras como GPUs H100 que permitiu a segurança e a criação de uma LLM que não só entende, como respeita as nuances do idioma português, uma vez que foi treinada como uma grande quantidade de dados nacionais.

A Widelabs ressalta ainda que o Amazônia IA foi construído a partir de boas práticas regulatórias já existentes no mundo; os quais têm inspirado o marco legal de inteligência artificial do Brasil.