NETSCOUT apresenta dados inteligentes prontos para IA a provedores de serviços de comunicação

Feeds selecionados viabilizam IA escalável e autônoma para aprimorar a experiência do cliente e otimizar operações de rede

NETSCOUT® SYSTEMS, INC. (NASDAQ: NTCT), líder em soluções de observabilidade, AIOps, cibersegurança e proteção contra ataques DDoS, anuncia a extensão da solução NETSCOUT Omnis™ AI Insights para provedores de serviços de comunicação (CSPs), com o objetivo de proporcionar a base crítica de dados necessária para implementar IA agêntica voltada à experiência do cliente e às operações de rede. Com a capacidade da NETSCOUT de converter os dados brutos de rede dos CSPs em dados inteligentes prontos para IA, os provedores de serviços podem implantar agentes de IA que aprimoram a experiência do cliente, viabilizam a manutenção preditiva e reforçam a segurança da rede com maior eficiência, custos reduzidos e menos risco.

Segundo pesquisa realizada por McKinsey & Company com executivos C-level de operadoras de telecom, 64% declararam que estão escalando suas iniciativas em IA, com a introdução de agentes de IA como um fator chave. Mais importante ainda, 45% dos entrevistados citaram os dados como o principal obstáculo para ampliação de suas iniciativas.

O NETSCOUT Omnis™ AI Sensor para Provedores de Serviços fornece, em tempo real, os. dados selecionados e prontos para IA que os CSPs precisam para otimizar a experiência do cliente, resolver problemas mais rapidamente e assegurar a qualidade do serviço em ecossistemas digitais complexos, incluindo 5G, RAN, Core, MEC e Transport. Fornece também um conjunto de dados de alta fidelidade que melhora os resultados de IA/ML ao reduzir a necessidade de intervenção humana para correção de alucinações de IA aumentando a confiança nos insights fornecidos para tomada de decisões mais assertivas. Essa camada de visibilidade correlaciona os dados de toda a rede móvel estabelecendo uma visão única, unificada e consistente. As equipes dos CSPs recebem informações rápidas, precisas e completas sobre desempenho, sobre o impacto no serviço e os resultados do cliente, pela normalização inteligente dos dados de rede, vinculação contínua das ações com as experiências reais dos assinantes e alinhamento preciso dos eventos de toda a rede. O resultado é análise mais ágil das causas fundamentais, decisões operacionais mais seguras, melhor qualidade de serviço e compreensão mais clara do impacto do rendimento da rede em todos os domínios dos clientes móveis.

O Omnis™ AI Streamer para Provedores de Serviço permite que as equipes operacionais convertam volumes massivos de telemetria de rede em inteligência acionável, acelerando a detecção, a análise e a automatização da resposta. Funciona como um motor de seleção programável que transforma dados de sensores em informações em tempo real, adaptados às necessidades das equipes de rede, garantia de serviço e operações. Ao extrair, agregar e rotular sinais de alto valor em fluxos complexos, os operadores podem moldar exatamente os dados necessários por meio de um Playbook Builder intuitivo. Podem ser aplicados enriquecimentos opcionais baseados em ML a fontes selecionadas, como detecção de outliers e classificação contextual, aproveitando metadados de alta fidelidade dos sensores. O resultado são fluxos de dados selecionados significativamente menores e mais rápidos de processamento do que os agentes de IA externos, as plataformas analíticas e as aplicações operacionais podem produzir diretamente para viabilizar ações de ciclo fechado em escala.

“Agentes de IA somente produzem resultados relevantes quando baseados em inteligência multi-domínio cuidadosamente selecionada e extraída da atividade real em todo o ecossistema digital”, afirmou Richard Fulwiler, diretor sênior de gestão de produtos da NETSCOUT. “Ao reduzir drasticamente o volume de dados, a complexidade e as exigências de infraestrutura para armazenamento e processamento, ao mesmo tempo minimizando riscos por reforçar a segurança da rede, ajudamos os CSPs a transformar o serviço e atendimento ao cliente de um centro de custo em um recurso estratégico que protege receitas e fortalece a confiabilidade”.

A NETSCOUT estará no Mobile World Congress, de 2 a 5 de março de 2026 (Hall 2, Stand 2B82), apresentando mais sobre sua IA de próxima geração para redes de Telecom.