Ericsson lança o Agentic rApp as a Service na AWS para acelerar a transformação de redes autônomas
A Ericsson (NASDAQ: ERIC) anunciou hoje o lançamento de sua inovadora solução Agentic rApp como Serviço (rApp as a Service). Essa solução revolucionária, desenvolvida na plataforma da AWS, foi projetada para transformar o processo de otimização de redes, utilizando a IA Agentic para raciocínio e coordenação dos processos de otimização. Além disso, a solução apresenta uma interface de linguagem natural, baseada em IA Generativa, que permite às equipes das Operadoras de Telecomunicações (CSPs) conversarem com a rede (talk with the network) transformando linguagem natural em instruções para o sistema alimentado por IA Agentic. A solução de rApp aaS, já disponível no Marketplace da AWS, simplifica a implantação, escalabilidade, flexibilidade e controle de custos para as operadoras em suas jornadas rumo a Redes Autônomas.
A AWS, como a nuvem mais abrangente e amplamente adotada, com infraestrutura global em várias regiões no mundo, possibilita que os provedores de telecomunicações acelerem a inovação, reduzam a complexidade operacional e escalem com agilidade sem precedentes, ao mesmo tempo que eliminam os altos investimentos em infraestrutura tradicional.
Os pilotos do rApp aaS já estão em andamento com operadoras globais de destaque. No Brasil, a Vivo, em parceria com a Ericsson e a AWS, é a primeira a experimentar o impacto real e o valor dessas novas capacidades.
Elmo Matos, diretor de Core e Redes Móveis da Vivo, comenta: “Colaborar com a Ericsson nesta iniciativa nos permite testar diferentes aplicações de inteligência artificial voltadas para melhorar a experiência da rede. Com o suporte da AWS, exploraremos o modelo rApp aaS e expandiremos as funcionalidades impulsionadas por IA, com foco em melhorar a capacidade da rede e a automação em escala nacional”.
Fabio Cerone, Managing Director, EMEA Telco business unit na AWS, destacou: “O lançamento do Agentic rApp como Serviço (aaS) pela Ericsson representa um marco importante na indústria de telecomunicações, combinando a liderança comprovada da Ericsson no setor com as capacidades de nuvem e IA da AWS. Este modelo como serviço (aaS) transforma a maneira como as operadoras de telecomunicação podem consumir expertise em automação de redes sob demanda por meio da AWS. Agora, as operadoras podem acelerar sua jornada para redes autônomas enquanto concentram recursos na entrega de experiências excepcionais aos clientes. Esta colaboração demonstra como a AWS e líderes do setor como a Ericsson estão transformando a indústria de telecomunicações por meio de soluções inteligentes e escaláveis”.
James Crawshaw, Practice Leader, Omdia afirma: “Embora muitos no mercado atualmente afirmem oferecer rApps, apenas um pequeno número demonstrou implantações bem-sucedidas em produção com interfaces compatíveis com o ORAN. E nenhum outro fornecedor oferece uma solução rApp como Serviço (aaS) comparável. Esses dois aspectos criam uma distinção real, destacando esta nova oferta”.
Jean-Christophe Laneri, Head de Soluções Cognitivas de Rede na Ericsson, complementa: “Nosso Agentic rApp aaS representa um marco significativo em nossa visão para redes autônomas. Ao aproveitar as capacidades da IA Agentic e da AWS, reduzimos a complexidade operacional e capacitamos as operadoras a focarem na entrega de experiências de rede aprimoradas. Este lançamento é um testemunho do nosso compromisso com a inovação e a parceria”.
O novo rApp aaS, hospedado na AWS, se conecta ao Non-RT RIC (RAN Intelligent Controller), dentro do framework de Gerenciamento e Orquestração de Serviços (SMO), por meio da interface R1 – uma interface aberta e padronizada definida pela Open RAN Alliance que conecta o ecossistema global de inovação à rede de uma operadora.
Este lançamento se baseia na longa experiência da Ericsson em oferecer otimização de redes com base em IA, demonstrando redução no tempo de otimização, aumento de capacidade e melhoria na experiência do usuário em vários casos reais de implantações . Atualmente, as soluções de IA da Ericsson para otimização de redes processam mais de 100 milhões de inferências de IA diariamente em 11 milhões de células que atendem mais de 2 bilhões de assinantes. Ao combinar a expertise da Ericsson com as capacidades de nuvem da AWS e as funcionalidades da IA Agentic, o rApp aaS permite que as operadoras obtenham os benefícios dos rApps com maior flexibilidade, sem a necessidade de grande investimento inicial.
O lançamento será apresentado na MWC26, destacando as amplas capacidades do rApp aaS e a tecnologia de IA Agentic integrada operando na AWS.