Governo do Brasil aprova consórcio operador neutro da Infovia 02 no Amazonas

A Claro, TIM e Vivo, ao lado da Future Digital, Global Fiber Brasil, Instituto de Tecnologia e Inovação, e Evereste e Ozônio Telecomunicações, tiveram aprovada no dia 12 a formação do consórcio que atuará como operador neutro da Infovia 02, infraestrutura de fibra óptica do programa Norte Conectado voltada à ampliação do acesso à internet no interior do Amazonas. A decisão foi tomada em reunião extraordinária e marca o avanço do projeto para a fase operacional.

Com a aprovação, o consórcio passa a ser responsável pela gestão e manutenção da infraestrutura pelos próximos 15 anos, operando sob um modelo neutro e compartilhado, que permite o uso da rede por diferentes prestadoras e por órgãos públicos. 

A definição do operador ocorre após a fase de qualificação das empresas, divulgada no início de janeiro, quando as companhias foram consideradas aptas a integrar o consórcio, ainda sem a formalização da governança e das responsabilidades operacionais. A deliberação de agora consolida essa etapa e viabiliza o início do uso efetivo da capacidade instalada.

A Infovia 02 dispõe de 24 pares de fibras ópticas, sendo 12 destinados ao setor privado, seis ao setor público e seis mantidos como reserva técnica. A infraestrutura liga Manaus a Atalaia do Norte (AM) e integra o programa Norte Conectado que prevê o atendimento de conectividade na região da Amazônia brasileira e colombiana; áreas de difícil acesso.