IHS Brasil expande conectividade no Aeroporto Afonso Pena em parceria com a Motiva Aeroportos

A IHS Brasil, parte da IHS Towers (NYSE: IHS), uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo em número de torres, anuncia hoje a expansão de seu projeto de Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). Este é o maior empreendimento entre os 16 aeroportos incluídos na parceria da IHS Brasil com a Motiva Aeroportos (ex-CCR Aeroportos).

O Aeroporto Afonso Pena é um dos principais terminais do Sul do país, movimentando aproximadamente 500 mil passageiros e 800 mil toneladas de carga por mês, com mais de 140 voos regulares diários.

Tecnologia de ponta para melhor conectividade

A solução rompida no Aeroporto Afonso Pena utiliza a mesma tecnologia aplicada no projeto do metrô da linha 5-Lilás em São Paulo – DAS com Fiber-To-The-Antenna (FTTA) – e ajudará as maiores operadoras do Brasil a fornecer conectividade mais rápida e estável aos trabalhadores e passageiros do terminal. O sistema interno contará com 45 pontos de irradiação para tecnologia 4G, operando nas frequências 1800MHz, 2100MHz e 2600MHz em Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas (MIMO) 2×2, e 45 pontos para tecnologia 5G (3500MHz), distribuídos por 3 setores indoor que cobrem todas as áreas internas do aeroporto.

Além disso, 3 setores ao ar livre proverão cobertura para as pistas, estacionamentos e acessos ao terminal, superando barreiras físicas como paredes de concreto e estruturas metálicas que tradicionalmente dificultam a propagação do sinal.

Este projeto faz parte de uma iniciativa maior, projetada para fortalecer a conectividade em ambientes internos, como aeroportos, shopping centers, hospitais e indústrias. A IHS Brasil já concluiu a instalação dos sistemas DAS nos aeroportos de Navegantes (SC), Palmas (TO), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO). Implantações adicionais da tecnologia DAS estão planejadas para outros aeroportos do portfólio da Motiva em 2026.

Alexandre Katz, diretor de operações da IHS Brasil , comentou: “Estamos entusiasmados em avanço neste projeto de grande escala com a Motiva Aeroportos, tendo o Aeroporto Afonso Pena como nosso maior empreendimento. Este projeto reforça nosso compromisso em fornecer infraestrutura de comunicação de ponta e destaca a importância de parcerias estratégicas para aprimorar a experiência de conectividade no Brasil. Com as tecnologias 4G e 5G integradas, aos ajudaremos as operadoras a fornecer passageiros do Aeroporto Afonso Pena uma conexão de alta qualidade, atendendo à crescente demanda por dados e apoiando melhorias na eficiência operacional do terminal.