Leer en español
Os presidentes do Equador, Daniel Noboa, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniram no Palácio do Planalto, sede oficial da Presidência do Brasil, onde foram firmados acordos bilaterais sobre inovação tecnológica, agricultura sustentável e desenvolvimento social.
Durante uma cerimônia oficial nesta segunda-feira (18), foram assinados três memorandos de entendimento. O primeiro, entre o Ministério de Telecomunicações e Sociedade da Informação do Equador (Mintel) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, que visa fomentar projetos conjuntos no campo da transformação digital, da pesquisa científica e impulsionar a Inteligência Artificial (IA).
O segundo acordo, entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, orienta-se para o fortalecimento da produção sustentável, a inovação agroecológica e o apoio à agricultura familiar.
O terceiro acordo, assinado pelo Ministério da Inclusão Econômica e Social equatoriano e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, estabelece mecanismos de cooperação em programas sociais e políticas públicas para combater a pobreza e a desigualdade.
O mandatário equatoriano, Daniel Noboa, ressaltou que esses acordos “abrem novas oportunidades de intercâmbio e crescimento em benefício dos cidadãos”, ao mesmo tempo em que reforçam a visão compartilhada de avançar para um desenvolvimento mais equitativo, sustentável e baseado na inovação.
Por sua vez, o presidente Lula da Silva destacou que na reunião foram abordados “temas de meio ambiente, segurança, ciência e tecnologia, desenvolvimento social e as conexões entre países”, sublinhando que Equador e Brasil têm “ampla margem para expandir o comércio bilateral e numerosos interesses comuns nos quais colaborar”.
Os memorandos de entendimento assinados em Brasília entraram em vigor no momento de sua assinatura; no entanto, sua aplicação será progressiva, ou seja, cada ministério deverá instalar mesas técnicas e elaborar planos de ação conjuntos para definir projetos específicos, prazos e orçamentos.
A visita de Daniel Noboa ao Brasil faz parte de uma turnê regional que também incluiu o Uruguai, onde se reuniu nesta terça-feira com o presidente Luis Lacalle Pou, em Montevidéu. Após sua reunião oficial, a Presidência do Equador afirmou que os mandatários alcançaram acordos em matéria de “segurança, defesa nacional e luta contra o crime organizado transnacional”.