O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou nesta terça-feira (12) o resultado preliminar do 3º Leilão Reverso, que vai levar internet móvel a 102 localidades rurais em 18 estados e ampliar a cobertura em 335 quilômetros de rodovias, beneficiando cerca de 88 mil pessoas.
As operadoras vencedoras, que apresentaram os menores lances para executar os serviços, serão conhecidas apenas após homologação pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), prevista para esta quinta-feira, 14 de agosto.
No leilão reverso, o governo define os locais e o valor máximo a ser pago pela instalação da infraestrutura, e as empresas disputam oferecendo o menor preço para executar o serviço. O certame de hoje movimentou R$ 88,5 milhões, esgotando o orçamento total de R$ 250 milhões destinado ao programa. Desde 2024 já foram contemplados quase 200 mil moradores de áreas remotas e, em alguns lotes, o deságio chegou a 61%.
Segundo o MCom, a iniciativa deve melhorar o acesso a serviços de educação, saúde e segurança, além de impulsionar o turismo e a economia nas regiões atendidas. A execução ficará a cargo da Seja Digital, sob supervisão da Anatel, com instalação de infraestrutura 4G preparada para 5G. O prazo para conclusão das obras é fevereiro de 2026.