Elea e uruguaia Antel se unem para criar rota internacional de conectividade via POA1
A plataforma brasileira de data centers sustentáveis, Elea, fechou parceria com a operadora uruguaia Antel para integrar seu site POA1, em Porto Alegre (RS), ao cabo submarino da agência uruguaia.
A iniciativa estabelece uma rota independente entre o Rio Grande do Sul e Punta del Este, ampliando as opções de saída internacional para empresas do Sul do Brasil, com menor latência e maior resiliência.
O acordo reforça o posicionamento da Elea como hub digital neutro e distribuído, utilizando 100% de energia renovável e conectando-se diretamente à malha de cabos da Antel, que permite acesso a sete cabos submarinos da América do Sul.
Segundo Gustavo Pereira, diretor de tecnologia da Elea, a presença da Antel “representa um passo importante na construção de uma infraestrutura digital mais sólida e conectada para o Brasil e toda a região do Cone Sul”.
Este será o sétimo ponto de presença da Antel no Rio Grande do Sul, enquanto a Elea tem nove data centers espalhados por cinco regiões. A Elea também se destaca por projetos como a “Rio AI City” no Rio de Janeiro, com 3,2 GW de capacidade limpa para IA e colocation, e pelo uso de resfriamento líquido e parcerias com WEG para novos data centers de alto desempenho voltados ao mercado de inteligência artificial.
A rota via POA1/Antel soma-se à diversificação de saídas internacionais para o Brasil, tradicionalmente alocadas em Santos, Fortaleza e São Paulo. Isso proporciona alternativa de tráfego robusta e fortalece o ecossistema digital empresarial local.