Frederico de Siqueira Filho, da Telebras, é nomeado ministro das Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e empossou nesta quinta-feira (24) Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A nomeação ocorre após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ao convite para assumir a pasta, alegando que poderia servir melhor ao país em sua atual função como líder de seu partido na Câmara dos Deputados.

Filho, até então presidente da Telebras, assume o ministério com a missão de dar continuidade aos projetos estratégicos da pasta. Em carta aberta divulgada após sua nomeação, Siqueira expressou gratidão pela confiança do presidente Lula e destacou sua trajetória no setor de telecomunicações, tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

“Chego com o compromisso de manter e ampliar os projetos que já vêm sendo desenvolvidos: levar conectividade às escolas públicas, ampliar o acesso ao 5G, conectar comunidades na Amazônia, dar celeridade à concessão de rádios e canais de televisão em todo o território nacional e implantar a TV 3.0. Esses são compromissos que transformam a vida das pessoas, reduzem desigualdades e promovem cidadania.”, diz um trecho.

A nomeação de Siqueira foi bem recebida por lideranças políticas, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, que indicaram seu nome para o cargo.

Frederico de Siqueira Filho possui uma carreira sólida no setor de telecomunicações, com mais de 26 anos de experiência, incluindo 21 anos na Oi. Desde maio de 2023, ele estava à frente da Telebras, estatal brasileira de comunicações via satélite.