ABRANET e PF formalizam acordo de prevenção a fraudes financeiras digitais

A ABRANET – Associação Brasileira de Internet – e a Polícia Federal assinam, no próximo dia 14/05, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para unir esforços na prevenção a fraudes e combate a outros crimes financeiros no ambiente digital. A cerimônia de formalização do Acordo será realizada na sede da Polícia Federal, em Brasília/DF, com a presença de autoridades e representantes da ABRANET, sendo eles:
 ​ ‏‎ 
– Andrei Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal;
– Otavio Margonari Russo, Diretor de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal
– Valdemar Latance Neto, Coordenador-Geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal
– Erik Pereira de Siqueira, Coordenador de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas da Polícia Federal

– Carol Elizabeth Conway, Presidente da ABRANET e Diretora Regulatório Institucional do Grupo UOL/PagBank
– Mariana Freitas de Sousa Gregorin, Conselheira e Coordenadora do Comitê de Meios de Pagamento da ABRANET e Diretora de Risco e Compliance do PayPal Brasil;
– Caroline Maciel, Membro do Comitê de Meios de Pagamento da ABRANET e Gerente Regulatório Institucional do Grupo UOL/PagBank;
– Silas Cardoso, Consultor da ABRANET e Sócio do VMCA;
– Wilson Aparecido Ziglio Junior, Gerente Geral de Investigação e Inteligência do PagBank.
  ​ ‏‎ 

O objetivo dessa iniciativa é avançar na cooperação relacionada a projetos e ações de enfrentamento a golpes e fraudes no ambiente cibernético, envolvendo contas mantidas por instituições financeiras e de pagamento associadas à ABRANET, além da participação da entidade na rede nacional de investigação desses crimes.
  ​ ‏‎ 

A ABRANET, fundada em 1996, representa empresas pioneiras e inovadoras em serviços nativos da Internet, especialmente pequenos provedores de acesso à Internet, provedores de conteúdo, plataformas, fintechs, paytechs e data centers. De abrangência nacional, conta com mais de 400 (quatrocentas) associadas, tendo atuado como uma das principais fontes técnicas do setor junto ao Poder Público, sociedade civil e mercado, em apoio à proteção de dados, empreendedorismo, inovação, concorrência, simplicidade e democratização do acesso a produtos e serviços digitais.
  ​ ‏‎ 

Os principais pontos do Acordo firmado são o apoio, adesão e integração das instituições na Plataforma Tentáculos, hospedada na infraestrutura da Polícia Federal, que permitirá a troca de dados com as polícias civis de cada estado para que, com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras e de pagamento, possam ser feitas investigações mais profundas.
  ​ ‏‎ 

A cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes financeiras eletrônicas ou digitais, principalmente em contas de pagamento, mantidas por paytechs e fintechs associadas à Abranet, além da criação de uma rede nacional de investigação e combate a fraudes são o grande norte da iniciativa.
  ​

A Plataforma centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados, que passou a ser ao longo dos anos uma referência interna e externa de cooperação público/privada na prevenção às fraudes financeiras eletrônicas.
  ​ ‏‎ 

“A adesão da ABRANET ao Tentáculos reforça o histórico da entidade de apoio à prevenção a fraudes financeiras e digitais e possibilitará o compartilhamento seguro de dados, aumentando todo o sistema de informações disponibilizadas à Polícia Federal, contribuindo para as investigações. É mais um passo no caminho que buscamos: a promoção de um ecossistema digital seguro, transparente e inovador” observa Carol Conway, presidente da ABRANET.