Brasil | Celular Seguro: Claro começa a bloquear as linhas a partir de alertas
Ministério da Justiça e Segurança Pública
A concessionária de telefonia Claro começou, nesta quarta-feira (10), a bloquear as linhas de aparelhos a partir de alertas do Programa Celular Seguro, ferramenta de combate efetivo a um dos principais crimes presentes no dia a dia das cidades: o roubo de aparelhos celulares.
A partir desta quinta-feira (11), a ação já estará em pleno funcionamento. O processo está quase totalmente automatizado e será instantâneo. “É mais uma camada de proteção aos usuários, que já tinham garantidos os bloqueios do aparelho e dos acessos às contas bancárias. Inutilizar chip e linha é um passo importante para aumentar ainda mais a segurança e atingir o objetivo do Celular Seguro, que é desestimular o roubo e o furto de celulares”, afirmou o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.
O projeto já ultrapassou a marca de um milhão de cadastros de usuários. O acesso é feito por meio do gov.br. Os celulares podem ser registrados via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). A ferramenta já recebeu quase dez mil alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.