Telxius oficializa união com Google em sistema de cabos submarinos Firmina

A Telxius, empresa de infraestrutura de telecomunicações, subsidiária da Telefônica, oficializou sua união com a Firmina, empresa de cabos submarinos do Google, em comunicado nesta quinta-feira, 16. Serão três rotas redundantes entre os EUA e o Brasil (Firmina, Brusa, SAm-1), bem como de três rotas redundantes que se estendem até a Argentina (Firmina, Tannat, SAm-1).

Especificamente, o Firmina ligará a Costa Leste dos EUA a Las Toninas (Argentina), com desembarques adicionais na Praia Grande, litoral sul de São Paulo e em Punta del Este (Uruguai). Posteriormente, a Telxius hospedará a rede Firmina em seu hub digital de Santos.

image 3
Fonte: Telxius

“Estamos entusiasmados com a adesão à Firmina, o que demonstra nosso compromisso em oferecer baixa latência, maior diversidade e rede de alta capacidade em todas as Américas para nossos clientes e parceiros. No atual cenário de negócios em rápida evolução, acreditamos no crescimento contínuo da nossa rede internacional de cabos submarinos para criar grandes oportunidades de negócios para todos nós envolvidos. Também estamos entusiasmados em anunciar a expansão da nossa colaboração com o Google e confirmar a nossa missão comum de investir conjuntamente em infraestrutura de internet”, declarou Mario Martín, CEO da Telxius.

Leia: TIC e outros setores se unem para pedir sanção de Lula à desoneração

A rede Telxius foi projetada para conectar os principais centros de dados digitais em ambos os lados do Atlântico com um conjunto robusto e multi-terabyte de cabos submarinos de próxima geração, atendendo plenamente as Américas e a Europa, ao mesmo tempo que aprimora as rotas tradicionais da Telxius. 

A rede Telxius abrange mais de 100 mil km de fibra submarina e terrestre, incluindo oito sistemas submarinos de próxima geração: Marea, Brusa, Dunant, Tannat, Junior, Mistral, Tikal e agora Firmina. A Telxius também possui uma rede IP internacional Tier-1 (AS 12956) que oferece conectividade direta à Internet para as principais operadoras e ISPs, com capacidade de mais de 20 Tbps, além de serviços de capacidade, colocation e segurança em todo o mundo.