Banco registra adesão cada vez maior da modalidade entre seus clientes
* O cartão Bradesco com tecnologia contactless completa 15 anos. A inovação da forma de pagamento lançada pelo Banco em 2008 proporcionou aos clientes a comodidade de pagar por aproximação sem a necessidade de entregar o cartão para um operador ou ter contato com uma máquina. Esse atributo do cartão ganhou ainda mais força durante a pandemia, ao lado de reiterar a agilidade no processo de compra presencial. “Como resultado, a curva de adesão acelerou e hoje mais de 57% dos clientes do Banco já utilizam a modalidade e com tendência crescente”, afirma André Marques, Diretor do Bradesco Cartões. Entre outras vantagens, a tecnologia permite expandir o pagamento com cartões para casos diferenciados como o acesso ao transporte público, atualmente disponível em metrôs no Brasil e no mundo, e pagamento de pedágio, entre outros.
Outra evolução desse meio é a aplicação da tecnologia NFC, que libera o uso dos cartões em smartphone ou smartwatch. A combinação do NFC com a tokenização inclui a credencial de pagamento de cartões nestes equipamentos e permite que o cliente realize suas transações sem a necessidade do plástico. No mercado brasileiro, foram criados mecanismos digitais para aumentar a segurança para o cliente, como a possibilidade de bloquear a compra por NFC caso o cliente assim preferir.
Para André Marques, do Bradesco, a principal tendência dos pagamentos por aproximação nos próximos anos é a desmaterialização do cartão. “O NFC permite desmaterializar o plástico e oferecer uma experiência digital instantânea para os clientes. Atualmente o Bradesco oferece um diferencial para seus clientes, ele não precisa esperar o cartão chegar em casa para começar a utilizar. Em poucos minutos, após aprovação nos canais digitais ou nas agências, o cliente já consegue comprar em qualquer comércio com seu novo cartão”.
“Desde a primeira transação por aproximação no Brasil que realizamos de forma pioneira com o Bradesco, toda a indústria se mobilizou para atualizar a aceitação e a emissão por acreditar que a inovação leva praticidade e segurança para a população. E hoje, mais de 50% das transações presenciais Visa no Brasil já são com essa tecnologia”, conta Fernando Amaral, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa.
Para Carlos Alves, Vice-Presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, os pagamentos por aproximação contribuíram para avanços importantes na sociedade. “Quando o país se encontrava em uma crise sanitária, esse tipo de pagamento se mostrou uma alternativa mais segura por não exigir o contato das mãos em uma máquina de cartão. Outro marco importante da evolução do pagamento por aproximação é a melhoria da mobilidade urbana no país. A Cielo foi a primeira adquirente a atuar nas melhorias do transporte público brasileiro, oferecendo tecnologia de ponta nos mais diversos modais”, afirma o executivo.
*Informações da assessoria